Destino: Guaibim

14 de fev de 2015

     Um dos destinos prediletos da população do entroncamento nessa época de carnaval e a praia de Guaibim a famosa praia do OI, localizada cerca de 186 quilômetros do Entroncamento de Jaguaquara, Guaibim, que detém um valioso patrimônio arquitetônico, cultural e artístico, além do natural, presente nas ruas calçadas com pedras irregulares, nas igrejas que guardam imagens dos séculos 18 e 19, nos sobrados coloniais ou nas ruínas da antiga fábrica de tecidos Nossa Senhora do Amparo, a primeira instalada no Brasil, sucedida hoje pela Companhia Valença Industrial.
     Em consequência da antiga fábrica, surgiu a primeira rede hidráulica da Bahia, quando foi instalado o primeiro gerador movido pela força da água, na Usina Candengo, em 1908. Do alto da Igreja de Nossa Senhora do Amparo descortina-se um dos mais belos panoramas da região: a cidade em primeiro plano, seguida do arquipélago de Tinharé e, na linha do horizonte, a Igreja de São Francisco de Assis, no distante povoado de Galeão, rodeada de muito verde e azul celeste.
     As praias de Guaibim fazem parte da APA (Área de Proteção Ambiental) de Guaibim, que tem sua extensão definida da Ponta do Curral até a Barra do Rio Jiriquiça, percorrendo todo o litoral do município de Valença. Em toda a sua extensão, as praias possuem ondas moderadas, ótimas para os surfistas, que anualmente disputam uma das etapas do campeonato regional de surf.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos imensamente seu comentário, pedimos que tenham cuidado com ofensas e críticas aleatórias, desde já agradecemos.

 
Início | Musa do Diário | Horário dos Ônibus | Contato
Copyright © Diário do Entroncamento
Design by Diario Publicidades | Tecnologia do Blogger *IMAGEM DO SMARTPHONE ILUSTRATIVA, MODELO E MARCA A DEFINIR.
    Facebook Google + YouTube