COLÉGIO ACM IRÁ INAUGURAR O PROJETO “NOSSO QUINTAL”

4 de jun de 2014



Na busca incessante por mecanismos que auxiliem na melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes o Colégio ACM de Santa Inês, no próximo dia 09 de maio, irá inaugurar o Projeto “Nosso Quintal”.


Em entrevista exclusiva a nossa redação o Diretor do Colégio Acm, Prof. Hérmeson Eloi, respondeu alguns questionamentos sobre o projeto “Nosso Quintal”. 

Redação: Prof. Hérmeson, como era esse espaço antes? 

Prof. Hérmeson: O Colégio ACM de Santa Inês possui um espaço murado de 3300 metros quadrados, sendo que 1.400 metros são de área construida (pavilhões das aulas, pavilhão administrativo, entre outros). Este espaço “não construído” tinha como característica a visão de um local ocioso, que gerava uma série de problemas pedagógicos (de ordem estética e funcional, por não viabilizar nenhum trabalho pedagógico de forma acolhedora) e administrativos (problemas com a sujeira, segurança, iluminação, etc.). 

Redação: Como surgiu a ideia da criação desse projeto?

Prof. Hérmeson: Anteriormente percebia-se todos estes problemas citados nos espaços externos da nossa instituição, o que provocava descontentamento por parte dos estudantes e dos funcionários por depararem com um espaço degradado, sujo e perigoso, além de limitar a atuação pedagógica aos espaços internos da escola. Contudo, observamos que o mesmo espaço “ocioso” possuia um grande potencial para o desenvolvimento de ações pedagógicas nas diversas áreas do currículo, tendo como ação concreta a construção de um espaço com grande valor ambiental, com diversas possibilidades pedagógicas. Outro ponto relevante, identificado em nosso Projeto Pedagógico, foi o elevado número de estudantes oriundos de famílias carentes e este espaço poderia constituir-se um laboratório de práticas sustentáveis para estes alunos. Nosso município possui um triste quadro de desemprego e vulnerabilidade social e a grande maioria dos nossos alunos provem desta realidade. Pensando nisso, o “Nosso Quintal” irá trabalhar de modo a viabilizar práticas de sustentabilidade e geração de renda junto aos estudantes carentes da nossa instituição


Redação: Quais ações serão desenvolvidas no Projeto “Nosso Quintal”?

Prof. Hérmeson: Serão desenvolvidas diversas ações ambientais, pedagógicas e sustentáveis, tais como: horta escolar, aproveitamento da produção da horta para fins de economicidade e agregação nutricional, captação e armazenamento da água da chuva para fins diversos, viveiros de plantas medicinais, reaproveitamento do lixo, além do plantio e cultivo de árvores para reflorestamento (nativas) e frutíferas, criação de espaços alternativos para o desenvolvimento de aulas de campo.

Redação: Qual os principais objetivos do Projeto?

Prof. Hérmeson: Meu caro, são muitos objetivos vou tentar resumi-los:

- Revitalizar os espaços degradados e subutilizados, de modo a ampliar as possibilidades pedagógicas da escola através da ação multidisciplinar e administrativa; – Doação da produção excedente para instituições de caridade do município de Santa Inês, bem como as famílias dos estudantes; – Transformar o espaço num laboratório multi e interdisciplinar; – Articular ações escolares junto a instituições parceiras, como o Instituto Federal Baiano de Santa Inês; – Construção de uma sala de aula (Canteiro da Aprendizagem) no “Nosso Quintal”; - Cultivar árvores frutíferas e com valor ambiental de modo a desenvolver espaços arejados, sombreados e com potencial de produção de alimentos; – Criar espaços alternativos de convivência entre estudantes, professores e funcionários; - Captar e armazenar a água da chuva através de uma rede de canalização realizada por meio de bicas colocadas nos telhados da escola, de modo a promover a autosuficiência de água para molhação das plantas do Projeto, gerando assim a economicidade – Promover oficinas pedagógicas do Programa Mais Educação na área de Horta Escolar; – Reaproveitar o lixo de forma produtiva, como cascas de frutas e verduras como adubo orgânico e o fortalecimento nutricional da merenda escolar; entre outros.


Redação: Quais os benefícios que o projeto traz para o aprendizado do estudante?

Prof. Hérmeson: O “Nosso Quintal” é um projeto que foi pensado para ser incorporado permanentemente ao Projeto Político Pedagógico da Escola. Sabemos que a aprendizagem escolar pode acontecer nos mais diferentes espaços e que uma das atribuições da escola é ofertar aos professores e estudantes ambientes que viabilizem as ações pedagógicas. Além disso, nos dias de hoje nunca foi tão urgente a adoção de posturas e atitudes sustentáveis, pautados em valores ambientais. A economicidade está em pauta nos mais diferentes setores da sociedade e a escola precisa servir de referência a estas ações. Economia em proveito de todos e voltados ao melhor aproveitamento do espaço escolar. Desta forma, planejamos o nosso quintal de forma a servir como um laboratório permanente de boas práticas de sustentabilidade e economicidade com valor ambiental e pedagógico a serviço do estudante, da escola e de toda comunidade.



Agradecemos a Direção e servidores do Colégio ACM de Santa Inês, por proporcionar a nossa redação um diálogo somatório para que a comunidade entenda melhor os trabalhos desenvolvidos na escola. 








0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos imensamente seu comentário, pedimos que tenham cuidado com ofensas e críticas aleatórias, desde já agradecemos.

 
Início | Musa do Diário | Horário dos Ônibus | Contato
Copyright © Diário do Entroncamento
Design by Diario Publicidades | Tecnologia do Blogger *IMAGEM DO SMARTPHONE ILUSTRATIVA, MODELO E MARCA A DEFINIR.
    Facebook Google + YouTube