Valcke elogia Salvador e Fonte Nova, mas pede prioridade na comunicação

30 de jan de 2013


Valcke elogia Salvador e Fonte Nova, mas pede prioridade na comunicação
O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke liderou uma comitiva da Fifa, que inspecionou nesta terça-feira as obras na Arena Fonte Nova, em Salvador. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, além dos ex-jogadores Ronaldo Nazário e Bebeto Gama, integrantes do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo FIFA 2014, foram recebidos pelo governador Jaques Wagner, pelo prefeito ACM Neto, e por autoridades locais. A comitiva chegou a Salvador na noite de segunda-feira, quando foi recebida com um jantar oferecido pelo governo.
Nesta terça-feira, durante a visita, Valcke recebeu novas informações sobre os preparativos na Bahia para a Copa das Confederações 2013 e a Copa de 2014. O dirigente da Fifa fez elogios ao estádio baiano e à cidade. Ele também falou sobre problemas de infraestrutura no setor de telecomunicações enfrentados na recém-inaugurada Arena Castelão e revelou que pediu prioridade na área para a Arena Fonte Nova e demais estádios. Valcke afirmou que o problema foi relatado ao governo federal, que deu garantias de que as questões serão resolvidas.

- Em primeiro lugar quero garantir que todos os estádios escolhidos para a Copa das Confederações são os mesmos. Em relação às dificuldades do Castelão, a primeira foi a questão de telecomunicações. Tivemos uma reunião no dia seguinte em Brasília com o ministro (Paulo Bernardo, das Comunicações). No Castelão tivemos a confirmação dos jornalistas com problemas com as antenas. O ministério garantiu que todo sistema 4G estará instalado nas 12 cidades sedes na Copa do Mundo e na Copa das Confederações também. Estamos monitorando tudo. Vimos o primeiro jogo em Fortaleza e por isso insisti que as salas das telecomunicações da Fonte Nova fiquem prontas antes – disse Valcke.

O grupo se reuniu durante parte da manhã em um hotel da cidade, onde membros do governo do estado, da prefeitura e representantes do consórcio Arena Fonte Nova deram explicações sobre o andamento das obras e sobre a situação de Salvador para receber a Copa do Mundo e a Copa das Confederações. Depois da reunião, a comitiva seguiu para o estádio, onde chegou por volta das 10h (horário local – 11h horário de Brasília). Saudados por operários da Arena Fonte Nova, membros do COL e da Fifa entraram no gramado do estádio. A comitiva ficou na parte de trás do campo para não causar danos ao gramado recém-plantado. Após rápida analise, Valcke, Rebelo, Ronaldo, Bebeto, o governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto concederam entrevista.

Jérôme Valcke elogiou o bom andamento das obras na Arena Fonte Nova. O secretário destacou o ritmo acelerado com que os trabalhadores tocavam os trabalhos, enquanto a visita acontecia.

- Desde que chegamos aqui, já pude observar que duas membranas da cobertura foram puxadas. Me disseram que a cobertura ficará pronta em dez dia, acho que nesse ritmo, em cinco já estará completa. Tenho plena confiança que não haverá atrasos na entrega da Arena. Nesta manhã também tivemos boas explicações sobre o estádio e também sobre as frotas de transporte. Sabemos das dificuldades de ter um estádio dentro da cidade, mas temos trabalhado junto - disse.

Valcke detalhou a reunião com o integrantes do comitê local da Bahia antes da visita ao estádio da Arena Fonte Nova. Segundo ele, as explicações foram satisfatórias.

- Foi uma exposição muito completa sobre o avanço das obras. O que falta fazer, o que já foi feito. Tivemos uma apresentação sobre mobilidade e a questão da chegada ao estádio de diferentes áreas, como do aeroporto. Também como sair, além da questão de acesso para diferentes grupos, como mídia, vips, torcedores, oficial, também sobre os programas sociais que envolveram a construção do estádio. Eles passaram informações de como a cidade aproveita a plataforma da Copa do Mundo, entre outras coisas.
Questionado sobre como viu as intervenções urbanas feitas nas regiões do entorno do estádio - uma crítica sua na sua primeira vez na Bahia - Valcke disse que tomou conhecimento da situação na reunião desta manhã.
- Fui informado durante a exposição sobre essas obras e acho importante que tenham sido feitas ações de acessibilidade.
O governador da Bahia, Jaques Wagner, completou a fala de Valcke.
- Esse é um exemplo clássico de integração com a Fifa. Naquela ocasião, o secretário falou sobre isso. Nós fizemos intervenções e investimentos nas área do entorno do estádio. Isso é a integração entre quem está acostumado a fazer um evento desse porte, que é Fifa, e nós, que estamos trabalhando para fazer uma grande Copa do Mundo.
O dirigente da Fifa está no Brasil desde domingo, quando assistiu à rodada dupla que inaugurou o estádio Castelão, em Fortaleza. Nesta segunda-feira, Valcke visitou o Estádio Nacional de Brasília e teve reuniões com representantes do governo federal. Ele terminará a visita ao Brasil nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, quando participará de reunião com o Conselho do COL.

Com 91% das obras concluídas, a Arena Fonte Nova tem previsão de ser entregue ainda no primeiro trimestre de 2013. A promessa feita pelo consórcio Fonte Nova Participações é de entregar o estádio no dia 28 de fevereiro. No atual estágio, a Arena já recebeu o plantio do gramado. Segundo previsão do consórcio que administra a arena, o estádio terá condições de receber o primeiro Ba-Vi do Campeonato Baiano, que deve inaugurar o estádio, no dia 31 de março.

Orçada em R$ 592 milhões - segundo o último levantamento do Tribunal de Contas da União – a Arena Fonte Nova terá capacidade para 50 mil espectadores. Em junho, o estádio recebe três jogos da Copa das Confederações: o duelo entre Uruguai e uma nação africana, a decisão do terceiro lugar, e o esperado embate entre Brasil e Itália, primeiro confronto entre as duas maiores campeãs mundiais em solo brasileiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos imensamente seu comentário, pedimos que tenham cuidado com ofensas e críticas aleatórias, desde já agradecemos.

 
Início | Musa do Diário | Horário dos Ônibus | Contato
Copyright © Diário do Entroncamento
Design by Diario Publicidades | Tecnologia do Blogger *IMAGEM DO SMARTPHONE ILUSTRATIVA, MODELO E MARCA A DEFINIR.
    Facebook Google + YouTube